top of page

Origem do chá

Atualizado: 20 de jun. de 2022

Um pouco de história

A história do chá é uma grande e rica jornada pelo tempo e pela história. Grandes nações se estabeleceram através do comércio, da cultura e dos rituais de consumo do chá. Sim, o chá é realmente poderoso. A sua longevidade supera a de muitos outros costumes e mercados. É fascinante imaginar que a xícara de chá que tomamos hoje traz consigo uma história tão rica e internacional.

Dentre as muitas lendas que remontam à origem do chá como a bebida mais popular do mundo, uma em especial se destaca por sua beleza e intuição. O então imperador da China, Sheng Nung, descobriu o chá como conhecemos hoje no ano de 2737 a.C.

Na época, já era conhecido o procedimento de fervura da água para consumi-la com segurança. Certa vez, enquanto um criado fervia a água para o imperador que descansava na sombra de uma árvore, folhas levadas pelo vento caíram sobre o pote, transformando-a em uma infusão, quase como que um capricho do destino. O sabor daquela fantástica descoberta agradou tanto ao imperador que, dali em diante, passou a preparar sua bebida favorita que chamou de chá: água fervida com folhas de Camellia sinensis.

Conforme a popularidade do chá crescia, evoluíam também seus métodos de produção e utensílios de consumo. No final do século 3, o chá tornou-se a bebida nacional da China e, depois, no primeiro milênio, a Chinese Tea House tornou-se um ponto importante da vida social chinesa – onde famílias e amigos encontravam-se para discutir negócios, jogar cartas e se divertir.

No entanto, as primeiras plantações de chá foram introduzidas pela Dinastia Tang (618 – 907 d.C), na China.

Na Europa, o chá chegou inicialmente em Amsterdam, em 1606, através das relações comerciais entre os holandeses e a ilha de Java. Assim, o chá foi tornando-se a bebida favorita entre as altas classes, sendo um caro produto indulgente, com altos impostos e longas jornadas pelo oceano. E foi na segunda metade do século 17, quando a portuguesa Catarina Bragança, apaixonada por chá, casou-se com o monarca inglês Charles II, que a bebida finalmente chegou à Inglaterra.

No Brasil, a história do chá remonta da época em que o Brasil ainda era colônia, quando há cerca 200 anos, Dom João VI trouxe para cá, em 1812, sementes de chá para serem plantadas no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ).

fonte: twinings.com.br



Ficou com vontade? confira nossos chás !


Se preferir café, veja a dica da especialista no nosso site






Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page