top of page

Cuidados com a gastrostomia

Atualizado: 25 de jun. de 2022

Temos cuidados que bem são importantes no manejo da gastrostomia (GTT). Os cuidados gerais são: sempre lavar as mãos antes de manipular a GTT. Podemos dividir em duas partes:


1- Cuidado com a sonda de gastrostomia:


1.1 a sonda não é fixa no estomago. Ela é segura ou por uma base de borracha ou por uma balonete que fica inflado. Isto quer dizer que durante o banho por exemplo ou na movimentação do paciente, a sonda pode sair. Veja abaixo como é uma sonda:



1.2 A limpeza é fundamental. Não devemos deixar comida na sonda, pois pode estragar. Após na alimentação, devemos lavar com um pouco de água.



1.3 Devemos usar uma proteção para proteger a sonda e evitar a saída da mesma. Convem não usar roupas muito apertadas. Temos materiais próprios, como cintas e suportes [clique aqui para conhecer]



1.4 Troca da sonda. O material tem uma vida útil, e vai variar muito de acordo com o tipo de sonda, cuidados e limpezas. Geralmente, na prática, a troca é feita em aproximadamente 3 meses. Alguns fabricantes orientam a troca mensalmente. A troca pode ser feita inclusive no domicilio. Muitas vezes a família (ou o plano de saúde) providenciam a sonda de acordo com as especificações do médico que fará a troca



2 Cuidados com o óstio (estoma)


2.1 Lesão mecânica: a sonda tem que ficar bem adaptada com o óstio, senão a sonda fica “bamba” e pode ir machucando mais a pele



2.2 Lesão química: pode acontecer do suco gástrico (que é muito ácido) sair pelo ostio. Isto pode “queimar” o óstio e a pele. Pra isto, é importante que a sonda esteja bem adaptada e podemos usar alguns produtos para formar uma “barreira” entre a pele e o ácido (existe creme e spray) veja uma sugestão [clique aqui para conhecer]



DROPS de informação:

  • Higienização do orifício da gastrostomia (estoma) poderá ser feito diariamente com água morna e sabão neutro, secando bem após a limpeza. Outra opção é o uso de soro fisiológico a 0,9%.

  • A limpeza do estoma pode ser necessária mais de uma vez, devendo ser feita sempre que houver secreção.

  • Não use gaze seca na pele próxima ao estoma, pois pode aderir

  • Não deixe que os pacientes brinquem com a sonda de gastrostomia. O ideal é manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico ou fita de silicone.

  • Fornecer a dieta sempre com cabeceira elevada ou o paciente sentado.

  • Manter sonda sempre fechada enquanto não estiver em uso, mas sem pinça-la. Isso reduz a vida útil da gastrostomia.

  • Atentar para sinais de vermelhidão, sangramentos, secreção purulenta, saúde de material gástrico pelo ostio e dor local – contactar o médico responsável.

  • A maior parte dos medicamentos orais líquidos pode ser administrado pela gastrostomia.

  • Comprimidos devem ser macerados individualmente (mas sempre dar preferencia para soluções líquidas), em água filtrada e NUNCA devem ser administrados com a dieta. Deve ser lavado com 30mL após a administração dos medicamentos, a fim de evitar resíduos.

  • Após a dieta, manter paciente sentado ou com a cabeceira elevada por pelo menos 60 minutos ou a critério médico.

  • Se optar pelo uso de dietas industrializadas, lembre-se de trocar os equipo a cada 24h.

  • Atenção ao VOLUME da dieta em cada etapa para não extravazar

  • Pode ser que o seu medico prescreva remédios da classe procinetico para ajudar no esvaziamento gástrico




88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page