top of page

Alzheimer - o que devemos saber

Atualizado: 3 de abr. de 2023

Saiba mais sobre esta importante patologia



A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que afeta a memória, o pensamento e o comportamento. Tem caráter continuo e progressivo, inclusive com uma fase pré sintomas .



fase preclinica é sem sintomas, MCI é transtorno cognitivo menos e dementia é demência. isto com o passar dos anos (aging)




Depois do diagnóstico, ela é dividida em três fases: a fase leve, a fase moderada e a fase grave.


Na fase leve, o paciente pode apresentar esquecimentos leves, como esquecer eventos recentes ou nomes de pessoas, e pode apresentar dificuldade para realizar tarefas familiares, como cozinhar ou cuidar das contas. Essa fase geralmente dura de 2 a 4 anos.


Na fase moderada, os sintomas se tornam mais graves, como perda de memória de eventos passados, dificuldade para se comunicar e dificuldade para realizar tarefas simples, como se vestir. O paciente pode também apresentar mudanças de comportamento, como agitação ou desconfiança. Essa fase geralmente dura de 2 a 10 anos.


Na fase grave, o paciente perde a capacidade de comunicar, de se mover e de cuidar de si mesmo, e depende completamente de cuidados 24 horas. A memória e o pensamento são severamente afetados e o paciente pode precisar de cuidados paliativos. Essa fase geralmente dura de 1 a 3 anos.


É importante mencionar que essas fases podem variar de acordo com cada paciente, e é importante fazer uma avaliação individualizada para determinar a fase da doença. Além disso, é importante lembrar que a doença de Alzheimer é uma doença progressiva


Nós médicos usamos também escalas padronizadas para "quantificar" e categorizar. Uma das mais comuns é a chamada CDR:




Converse com seu médico e tire suas dúvidas. Utilizamos muito também outros testes para "quantificar" a capacidade funcional. Conheça também os testes computadorizados da Altoida (r)



O teste é destaque também em mídias gerais:




Veja também:





Quer saber mais sobre o teste? Veja o vídeo abaixo:







Procure seu médico, faça os testes. É muito importante para "quantificar" o funcionamento cognitivo, propor estratégias, treinar áreas mais afetadas e buscar o envelhecimento mais ativo e funcional.



"tanto minha mãe como meu pai tem demência e fazer o teste periodicamente é a forma que posso ficar atenta para pegar qualquer alteração no inicio" Raquel Santos, 66a



Para o treinamento, acesse aqui para ver nossa seção de livros, ebooks e jogos










Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page